quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Moçambique...

Candida Pinto fez esta reportagem que segui bem atenta, estatica em frente a televisao!Parecia que estava paralisada...nao so pelo interesse enorme que a reportagem tem e pela toda a tematica que envolve, nao so pela terra que me diz tanto e que nestes dois anos vima conhecer cada vez melhor, e que me faz sentir incapaz de lutar por aquilo que dizemo "um mundo melhor!"
De facto, nada é possivel contra armas tao grandes que estao implicitas nesta reportagem....mas so o facto de nos sentirmos o bichinho mais pequeno a face da terra, que apesar de demonstrar-mos alguma dita inteligencia....nao temos e nao fazemos ideia do que vai para alem do muro!
Sabemos que as coisas nao sao nada um mar de rosas...e que as liçoes de vida que dai retiramos sao muitas, mas a incapacidades de as tornar reais...custa acreditar!
Como alguém que eu congeço, e com quem nao falo ha muito muito tempo diz

"Isto faz-me reviver o que senti quando estive na Birmânia, faz-me rever prioridades e valores, faz-me sentir ingrata, faz-me pensar na dualidade "Ignorância vs Conhecimento", faz-me acreditar na vida e na felicidade... faz-me questionar so...bre o que se tornariam estas pessoas se lhes dessem mais poder para as mãos... faz-me pensar na essência humana.

Já no final da reportagem, ainda eu estava a digeri-la, sai a pérola final:

Jornalista: "O que é que vos faz falta?"

Sérgio: "Nada, nada, nada... Está tudo bom, sim. Está tudo bom."

Arrepiei-me toda, foi mesmo a machadada final.

E assim se aprende... mais uma vez... aquilo que, no nosso dia-a-dia, é fácil esquecer... ou é conveniente..."
 
E é o mesmo que sinto cada vez que regresso daquela terra...para quer ser conhecedor de todo um mundo e males....mais vale ser ignorante!Ignorante mas feliz naquilo que sou e que vivo no dia a dia...cada dia é um dia, com mais ou menos facilidades, o sorriso esta sempre na cara...
E porque nao somos assim?A encarar os problemas como mais uma passagem da nossa vida...
E é isto que me faz acreditar, que por mais que chore....a vida sorri todos os dias!Sou sortuda nao por saber isto, mas por conseguir ver para la e para ca do muro...e ver que a vida sorri bem todos os dias!
Quero voltar a moçambas para voltar a sentir tudo o que me revolta, que prende os meus braços e boca...mas que me faz ver, que mal ou bem, tudo faz sentido....
(texto confuso mas nao sou boa nas escritas lol)
 







Sem comentários:

Enviar um comentário